Informações:
Boa parte das turmas de formatura opta por realizar o culto ecumênico ao invés da celebração eucarística. Contudo, o lugar escolhido é a Igreja Católica. Desta forma, é importante que os profissionais auxiliem as turmas nesta preparação, levando-se em conta que a celebração acontece em um espaço sagrado. A celebração de Ação de Graças pela Formatura deve ser um verdadeiro acontecimento festivo de fé e não um mero ato social.
1. RESPONSABILIDADE
– A celebração será preparada pela comissão de formatura juntamente com a equipe responsável pelas celebrações na paróquia.
2. PRESIDÊNCIA DA CELEBRAÇÃO
– Sendo escolhida a Catedral, templo de realização dos cultos católicos, a presidência da celebração deverá sempre ser da parte católica (Bispo, Padre, Diácono ou Leigo autorizado).
– Se houver participação de algum pastor, este deverá ser das Igrejas que fazem parte do CONIC (Conselho Nacional das Igrejas Cristãs) e a comissão deverá informar seu nome, com declaração de comprometimento para com a celebração ecumênica. No caso dos formandos optarem por convidar um padre, ele deverá enviar com antecedência uma declaração se comprometendo em realizar a celebração.
3. ORNAMENTAÇÃO
– A ornamentação da Igreja será de responsabilidade da comissão, sendo permitido somente dois arranjos na entrada da Igreja, dois arranjos atrás do altar e o tapete.
-Não é permitido:
– Arranjo de flores sobre o altar; na porta de entrada e de tamanho desproporcional ao presbitério;
– Enfeites nos bancos e na passadeira;
– Jogar pétalas de flores ou arroz dentro e nas portas da Igreja;
– Descaracterizar a fachada e o redor da Igreja com armações de madeira, coberturas e toldos;
4. MÚSICA
– É de responsabilidade dos formandos a contratação dos músicos.
– Observe-se que as músicas escolhidas para o rito não firam o decoro do espaço que está sendo utilizado para a realização. Opte-se por músicas que tragam mensagem religiosa explícita.
5.1 – PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO
5.1.1 – Fotógrafos e técnicos de filmagens
Sejam criativos e se coloquem em espaços e ângulos que favoreçam um bom e excelente trabalho, sem precisarem indispor o celebrante, os formandos e convidados. Não devem transitar pelo presbitério (espaço onde fica localizado o Altar e o presidente), circular atrás do Altar (mesa do Altar), atrás da pessoa que preside a celebração e não utilizar o Altar e a Mesa da Palavra para apoiar seus instrumentos de trabalho.
Devem agir com discrição durante a cerimônia, não distraindo os formandos para realizar as fotos. Cuidem-se para estar com trajes discretos, sapatos silenciosos e evitar quaisquer artifícios que também distraia a assembleia.
5.1.2 – Cerimonialistas
Quanto à atuação de cerimonialistas no interior da Igreja, a Paróquia Nossa Senhora da Vitória não tem agido com radicalidade, no sentido de proibir este trabalho. Antes, procuramos fazer um trabalho conjunto e de cooperação mútua, estabelecendo um diálogo harmonioso, dentro dos limites que a celebração litúrgica de ação de graças requer. Quaisquer dúvidas a respeito do exercício desta função deverá ser tratada diretamente com a Secretaria da Paróquia, que encaminhará o assunto à Pastoral Familiar.
6. A HORA MARCADA
É de máxima importância a pontualidade no horário marcado para a celebração de Ação de Graças. Dez minutos de atraso por conta de ligeiros imprevistos é o tempo máximo de tolerância e respeito para com os convidados, os Presbíteros (padres), os Diáconos e os funcionários da Paróquia. Não serão admitidos atrasos propositais. A pontualidade permitirá o bom andamento da celebração. Cuide-se para que a celebração não se prolongue demasiadamente, atrapalhando a finalização das atividades diárias do templo.
– Todas as questões omissas dessas orientações serão dirimidas pelo pároco, por intermédio da Secretaria Paroquial.